top of page

A importância da formação continuada dentro da escola



A formação continuada dentro da escola consiste em um processo de aprendizagem para novos conhecimentos.


É definida pela continuidade da formação educativa, que ajuda no crescimento profissional por meio do desenvolvimento de habilidades e competências. Essa formação é realizada através de cursos, a participação em palestras, oficinas, treinamentos, workshops, congressos, seminários e grupos de estudos, na troca de experiências e por qualquer meio que possibilite a atualização dos conhecimentos, tanto na modalidade presencial quanto a distância.


O objetivo é acompanhar as transformações na educação, aprender novas metodologias, se adaptar às tendências, atender as exigências do mercado de trabalho atual e se desenvolver profissionalmente.


A formação dos professores não se encerra na graduação ou licenciatura, nem na pós-graduação ou nos cursos de especialização, é um processo permanente, pois constantemente surgem novas teorias, práticas, diretrizes, novos recursos pedagógicos e tecnologia educacional relevante.


Como o processo de formação continuada de professores se realiza na prática escolar?


Após identificar o que precisa ser aprimorado, a instituição de ensino elabora e promove a formação continuada na escola, para que os professores adquiram os novos conhecimentos e os apliquem em sala de aula.


Treinamento para as equipes da escola

Planejar e organizar momentos de treinamento, capacitação técnica, workshops, oficinas e diversos momentos de formação para os educadores da sua escola.


Cursos de formação online

Ofertar cursos de formação online com certificação para os professores, em ambiente virtual de aprendizagem, com os temas que os capacitem a aplicar novas metodologias e novos recursos.


Encaminhamento para a utilização das soluções didáticas

Oferecer orientação e encaminhamento metodológico, de forma que as equipes da escola estejam capacitadas e preparadas para a utilização das soluções didáticas disponíveis na escola.


Material de estudo

Disponibilizar materiais de apoio à prática docente em um banco de artigos ou e-books, que contribuam para o estudo dos professores que desejam se desenvolver de forma autônoma, como parte da sua atualização profissional.


Troca de experiências

Proporcionar momentos de discussão, troca de ideias e experiências entre professores permite ampliar o olhar sobre as práticas educativas e o trabalho em equipe, além de buscar resolução de problemas, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.


A formação continuada na escola pode ser elaborada pela própria instituição de ensino ou em parceria com um sistema de ensino, que é um dos papeis que o Instituto Gestar vem realizando com soluções educacionais conforme a necessidade da instituição.


Quer saber como o Instituto Gestar pode ajudar com a formação continuada na sua escola? Então entre em contato conosco e saiba mais!


Acompanhe nosso blog e confira conteúdos relevantes sobre educação.


58 visualizações0 comentário
bottom of page