top of page

Encantos de Belo Monte: riquezas e pluralidade do território nas margens do Rio São Francisco

Margeando o rio com uma cultura exuberante, uma natureza imponente e um povo acolhedor... essa é Belo Monte!


É de se encantar um território banhado pelo Rio São Francisco que possui tanta diversidade em sua extensão. Não seria possível determinar apenas um grande atrativo visto as inúmeras possibilidades.


As águas do velho chico banha a sede do município com sua orla aconchegante e ao longo do trajeto até a Barra do Ipanema pelo Rio aponta diversos atrativos como a Rampinha, Morro Grande e a Prainha da Croa.


A Barra do Ipanema encanta ao chegar com a imponente Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres no alto do morro consolidado no encontro do rio Ipanema com o Rio São Francisco. Para quem deseja conhecer ainda mais as riquezas é possível analisar o Paredão (Morro) do Aiol todo esculpido pela natureza.


Saindo do rio e adentrando ao território temos uma riqueza cultural e natural com um povo acolhedor, com tradições típicas dos sertanejos. Os povoados tem como marca a religiosidade, presente com sua igreja ou capela nas praças formando um ponto de referência e parada dos visitantes.


O Povoado do Poço do Marco tem seus Cânions naturais no percurso do Rio Ipanema que encanta o visitante e é uma ótima possibilidade de banho. Além disso da acesso a Olho D'água Novo que da acesso a trilhas incríveis na Serra da Porteira.


Não obstante, o povoado da Telha possui registros rupestres que embelezam a riqueza cultural do município. A riqueza do artesanato já é reconhecida internacionalmente com o mestre Jasson e suas cadeiras únicas.


Isto é apenas uma Amostra de tudo o que o município de Belo Monte tem a oferecer. Alguns dos registros desta expedição:



As explorações foram sistematizada durante o mês de fevereiro com algumas visitas ao longo do mês para servir de preparação a realização do inventário turístico.


A ação foi promovida pela Prefeitura de Belo Monte, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e executada pelo Núcleo TDI do Instituto Gestar.


Para ficar por dentro de todas as ações acesse www.institutogestar.org.br/turismo

17 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page